Quinta-feira, 23 de Abril de 2009

Sócrates 2009, sem esperança

 

Estive a espreitar o portal Sócrates 2009. Ao nível da comunicação, ferramentas de social networking, imagem e conteúdos, o portal parece-me estar muito bem conseguido e funcional, utilizando das mais avançadas tecnologias na sua concepção. Não tenho nada contra o facto de na sua estrutura ser uma cópia do Organizing for America de Barack Obama, afinal os bons exemplos são para ser copiados, no entanto, se a ideia foi fazer qualquer coisa parecida com o que actual Presidente dos Estados Unidos fez, não tenho dúvida que está destinado ao fracasso.

 

Apesar de, quer ao nível de ferramentas de comunicação, quer ao nível tecnológico, as soluções serem idênticas, elas distanciam-se infinitamente no essencial, ou seja, o protagonista e os valores que ele nos transmite. Não vou enumerar as diferenças entre o presidente americano e o nosso primeiro-ministro, porque não quero transformar este blogue num espaço triste e sombrio, mas limito-me a dizer que como marcas, o principal valor que os distancia resume-se numa palavra: ESPERANÇA.
 
Quando David Plouffe disse numa conferência na Católica em Lisboa, (aqui o post que fiz na altura sobre esse acontecimento) que a estratégia de comunicação utilizada por Obama, assentava essencialmente na capacidade de mobilização de milhões de voluntários espalhados por toda a América, que trabalhavam cerca de 20 horas semanais, sem qualquer pagamento, para suportar e promover a candidatura presidencial, questionei-me a mim próprio: O que motivou esta gente?!  E encontrei a resposta no final do portal de Obama, onde diz “Powered by HOPE”.
publicado por uriel oliveira às 10:47
link do post | favorito
partilhar
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

.uriel oliveira


. ver perfil

. seguir perfil

. 10 seguidores

.pesquisar

.posts recentes

. ainda o Euro 2012

. Contradição olímpica

. Madonna - Só se for em sa...

. Briosa: Uma marca com gra...

. O Pingo Doce está outra v...

. Um mundo melhor

. O campo na Avenida

. A crise portuguesa nos me...

. Afinal o golf continua a ...

. O poder da sugestão

. Champanhe Mumm com sabor ...

. Comunicar em roupa interi...

. Alerta de crise na Ensite...

. Os ratos da política

. O dia em que um sorriso p...

. O caçador _____ o urso

. O meu iPad

. Alegria

. A máquina dos U2

. Mais leitores por menos d...

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

.feeds