Domingo, 15 de Março de 2009

A palavra do consumidor e o valor da marca

Um estudo conduzido pela Context Analytics para a Text 100, conclui que em indústrias que envolvem uma maior pesquisa antes da compra, como a dos computadores, turismo ou automóveis, a comunicação editorial nos media chega a ser responsável por quase metade do valor da marca.

A metodologia do estudo utilizou uma combinação entre títulos, leads e menções em textos de notícias para chegar à conclusão que as notícias publicadas nos media são determinantes na decisão de compra.
 
Sem dúvida que a decisão de compra para este tipo de produtos não é espontânea ao ponto de ser a publicidade o único factor que a pode desencadear, e que as notícias veiculadas nos media, são uma fonte de informação fundamental na credibilização deste tipo de produtos. Considero, no entanto, que este estudo ignora que hoje em dia, e fundamentalmente nas novas gerações, um dos principais veículos de informação e conhecimento sobre produtos e marcas, são os conteúdos gerados pelos consumidores em fóruns, blogs e redes sociais. Estes conteúdos, não manipuláveis ao contrário de grande parte dos media de hoje, começam cada vez a ser mais relevantes e tidos em consideração na pesquisa antes da compra, na medida em que demonstram a opinião desinteressada e real de um consumidor do produto/marca em análise.
 
Se o desempenho nos media, pode ser responsável por quase metade do valor da marca, qual o valor da opinião do consumidor nesta contabilização? São necessários novos estudos que reequacionem o valor da marca tendo em conta um novo paradigma da comunicação.
publicado por uriel oliveira às 20:21
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