Sexta-feira, 13 de Julho de 2012

ainda o Euro 2012

Os resultados da campanha da Selecção Portuguesa no Euro 2012 na perspectiva do retorno mediatico gerado para os seus patrocinadores, estiveram em conformidada com o o seu desempenho desportivo, ou seja, foram positivos, ainda que aquém das expectativas. O total de retorno gerado pelos patrocinadores da Selecção Nacional no âmbito do Euro 2012, foi de 98.5 milhões de euros.

A vitória no campeonato da Europa que a equipa nacional persegue, para além da alegria que daria a todos os portugueses, iria agradar particularmente aos seus principais patrocinadores, na medida em que o retorno gerado, poderia aumentar de uma forma muito considerável. A presença na agenda mediática no final da competição, iria atingir o seu pico máximo durante a celebração da vitória já em território nacional. Uma celebração que teria com toda a certeza longas horas de transmissão televisiva, honras de prime trime e presença garantida em todas primeiras páginas, pelo que seria uma grande oportunidade para as marcas que associaram o seu nome às cores nacionais.

O facto do tempo de antena durante o Euro ser completamente controlado pela UEFA, como forma de favorecer e proteger os seus patrocinadores, penaliza os patrocinadores nacionais de todas as selecções que para além da conferência de imprensa, dificilmente conseguem grandes oportunidades de exposição mediática durante a competição.

A ativação das marcas faz-se exatamente no periodo anterior à competição, durante o estágio, de forma a conseguir nesse periodo a máxima exposição possível. Desta forma, a evolução semana a semana do retorno dos patrocinadores da Selecção Nacional no Euro 2012, vem revelar que o periodo de preparação para o Euro foi o que proporcionou maiores oportunidades de exposição às marcas suas parceiras, evidenciando a diferença entre o periodo em que a Selecção conseguia controlar todas suas oportunidades de comunicação e um periodo em que a agenda mediática passa a ser gerida e controlada pela UEFA, que age em benefício dos seus próprios patrocinadores.

Se a Selecção Nacional ganhasse o Campeonato da Europa, o retorno total poderia aumentar muito substancialmente, uma vez que a oportunidade em gerar comunicação, iria estender-se para além do fim do próprio Euro (e neste caso sem qualquer limitação imposta pela UEFA). Como a Selecção foi eliminada, o efeito é exatamente o oposto, ao entusiasmo mediático em torno da selecção segue-se agora um periodo em que o assunto passou a não ser "bem vindo" na agenda mediática, em sintonia com a própria desmotivação das pessoas no geral em relação a esse assunto, que explica a quebra registada na última semana em análise.

 

publicado por uriel oliveira às 09:35
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