Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

O cliente-funcionário do Jumbo

 

 

Depois das caixas self service, os hipermercados continuam a tentar encontrar soluções que lhes permitam reduzir ao máximo os custos com os recursos humanos, nem que para isso tenham que exigir que os seus clientes façam as tarefas que deveriam ser feitas pelos seus empregados.


Se esta estratégia até se consegue aceitar em estruturas low cost, em que os custos são reduzidos ao máximo em benefício do preço de venda ao cliente, em estruturas como os hipermercados Jumbo, é inaceitável.
 

Já tinha reparado que cada vez via menos funcionários nos hipermercados Jumbo, aliás dos hipermercados que conheço é onde se espera mais tempo nas áreas da peixaria, talho e charcutaria, mas surpreendeu-me ver, que agora são os clientes que têm que pesar e etiquetar frutas e legumes.
 

Se já me irritavam as caixas automáticas, que só utilizo se estiverem mais de 50 pessoas nas tradicionais, este sistema parece-me completamente ridículo! Para além do conhecimento que é necessário ter sobre o equipamento, exige um conhecimento dos diferentes registos de todas as frutas e legumes à venda no hipermercado!
 

Para os "chico-espertos", este sistema constitui uma boa oportunidade de comprarem do bom e do melhor, ao preço do mais barato, pois se podem registar maçãs a 0.50€, porque vão registá-las a 2.50€? E se alguém vier perguntar alguma coisa, podem sempre dizer que não são especializados no assunto, afinal não são empregados do Jumbo.
Não queria com este post fazer um incentivo à "chico-espertice", até porque geralmente não a suporto, queria sim criticar uma estratégia que para além de condenável na perspectiva social, não se enquadra com o posicionamento da marca no mercado e parece-me completamente errada na perspectiva da gestão.
 

publicado por uriel oliveira às 19:27
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