Terça-feira, 3 de Novembro de 2009

As conferências de imprensa no futebol

 

O espaço das conferências de imprensa no futebol é um espaço premium para a presença de sponsors, na medida em que permite maximizar a sua associação aos clubes, aos eventos e à modalidade.

A presença continuada , neste espaço, para além de garantir um retorno mediático significativo, é fundamental para activar a componente emocional do patrocínio através da associação espontânea positiva de valores que para as marcas.

O que que se faz actualmente nas salas de conferência de imprensa de grande parte dos clubes da Liga Sagres é um autêntico disparate!
Há salas de conferência de imprensa que por pouco não escondem os entrevistados para mostrar um autêntico supermercado de logótipos, garrafas, produtos e em alguns casos até screens LCD com mensagens, sem qualquer alinhamento ou preocupação estética. Admiro-me ainda não terem tentado colocar alguém a fazer demonstrações de produtos em mímica, talvez, enquanto o entrevistado presta declarações!
Enfim, conseguem transformar um espaço premium de comunicação num espaço ridículo de televendas, onde não consigo entender como ainda existem marcas que querem lá estar! Vejam a fotografia que utilizei para ilustrar este post, tirada na sala de imprensa do Vitória de Setúbal. (sem comentários...)
 
Desta forma, resolvi reunir aqui algumas dicas que me parecem importantes, a ter em conta para a decoração dos espaços de conferência de imprensa, espero que sejam úteis.
 
·         Identificação do espaço (clube ou competição) através da sua logomarca, cor ou alguma outra característica que o distinga dos restantes. O público deve identificar o espaço como o espaço daquele clube, ou daquela competição. A sala de conferência de imprensa da Champions League é um bom exemplo de uma boa prática a este nível.
 
- O painel de marcas não deve ter mais do que 6 marcas, que se podem repetir de modo a criar um padrão.
 
- O espaço disponível para cada marca deve ser idêntico. Se se pretende fazer alguma distinção entre elas, deve ser feita em função do número de vezes que se repete e não em função do seu tamanho. A dimensão das marcas deve permitir que no enquadramento do entrevistado com o plano de imagem, sejam visíveis pelo menos 4 marcas em simultâneo.
 
- A colocação de produtos de consumo, como por exemplo água, cervejas ou sumos, deve simular uma situação real de consumo, ou seja faz sentido ter uma água em cima da mesa, não faz sentido ter uma água, duas cervejas, um sumo e três pacotes de bolachas.
 
- Não recorrer a suportes digitais para mostrar marcas.
 
- Não utilizar animações.
 
- A zona do microfone pode ter uma marca adicional, no entanto a altura deste suporte não deve ultrapassar nunca o limite do peito do entrevistado.
publicado por uriel oliveira às 17:14
link do post | comentar | favorito
partilhar
1 comentário:
De António Valle a 5 de Novembro de 2009 às 10:43
Este parece-me ser um mal geral das estratégias de comunicação. Não há planeamento. Não se pensa no pormenor que leve ao máximo retorno.
Claro que dá trabalho e que é necessário ter especialistas nesta área mas os resultados compensam!

Abraço,
Anttónio Valle

Comentar post

.uriel oliveira


. ver perfil

. seguir perfil

. 10 seguidores

.pesquisar

.posts recentes

. ainda o Euro 2012

. Contradição olímpica

. Madonna - Só se for em sa...

. Briosa: Uma marca com gra...

. O Pingo Doce está outra v...

. Um mundo melhor

. O campo na Avenida

. A crise portuguesa nos me...

. Afinal o golf continua a ...

. O poder da sugestão

. Champanhe Mumm com sabor ...

. Comunicar em roupa interi...

. Alerta de crise na Ensite...

. Os ratos da política

. O dia em que um sorriso p...

. O caçador _____ o urso

. O meu iPad

. Alegria

. A máquina dos U2

. Mais leitores por menos d...

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

.feeds