A última campanha do Pingo Doce está a dar que falar. A campanha, assinada pela agência brasileira Duda Portugal, não é melhor nem pior do que tantas outras campanhas publicitárias, mas esta está a chamar a atenção por ter mobilizado a criação de um grupo no Facebook denominado “Gente que não grama o anúncio do Pingo Doce da Duda”, que conta já com mais de 2.000 pessoas.
Para mim, este grupo foi criado por gente que não grama o facto de virem uns brasileiros ganhar contas em Portugal a agências que estão instaladas no nosso mercado . Alguns dos aderentes a este grupo, são mesmo criativos e directores de agências que chegaram a tecer comentários sobre o assunto.
Uma autêntica peixeirada entre profissionais da publicidade.
O bom para o Pingo Doce é que estas pessoas das agências de publicidade, não percebem rigorosamente nada de comunicação na web 2.0 e este movimento pode muito bem ter o efeito oposto e transformar uma campanha perfeitamente mediana, numa campanha para recordar, quem sabe até surgirem grupos que se intitulem, nós gostamos da campanha do Pingo Doce.
"Estas pessoas" são clientes do Pingo Doce. E algumas delas percebem mais do que tu da "Web 2.0". O suficiente para não andarem a plantar comentários positivos (há quem lhe chame astrotrufing) em tudo o que é peça que denuncia a indignação.
Caro Armando, Eu "planto" comentários positivos ou negativos de acordo com a opinião que tenho, onde eu quiser e bem entender, isso chama-se liberdade de expressão e não "astrotrufing" como lhe estás a chamar. Já tu, comentas neste espaço, se fizeres comentários que eu considere válidos, relevantes e oportunos, caso contrário não são bem vindos os teus comentários. Por último, eu também sou cliente do Pingo Doce e não estou nada indignado!
Não sei responder à tua pergunta, mas na minha opinião o anúncio não é assim tão bom, ou tão mau, ao ponto de motivar este movimento, pelo que quem o iniciou, tem interesses relacionados com esta questão. Não acredito minimamente que o movimento seja um resultado espontâneo da "indignação dos clientes do Pingo Doce", conforme defende o amigo Armando.
Já respondeste à minha questão! :) O que é certo é que quem ganha mesmo com isto é o Pingo Doce. Este "circo" á volta do anúncio continua a gerar notícias nos jornais generalistas, nas revistas especializadas, e o Pingo Doce lá vai ocupando espaço editorial. Entretanto já nasceu o grupo da Gente que gosta do anúncio do Pingo Doce contra-ataca :)
tens todo o direito à tua opinião, num espaço que é teu.
Do mesmo modo que eu, como cliente Pingo Doce tenho direito à indignação pela peça de comunicação que criaram.
Se te serve de comparação, é como eu ser cliente da Apple (que sou) e de repente esta começar a comunicar com stock footage e com um tom paternalista, deixando de usar uma linguagem inteligente. Mas compreendo que se a tua ligação emocional ao Pingo Doce (em especial à comunicação) não é tão forte, o vejas unicamente como uma peixeirada entre publicitários.
Quanto à dúvida do António, o grupo foi criado por um redactor de uma agência interactiva, pelo que presumo que não tenha qualquer móbil contra a agência Duda. Já agora, nem eu: tenho um grande amigo lá, mas isso não faz que seja hipócrita e deixe de expressar a minha indignação. E esperar que os resultados do trimestre não sejam desastrosos, pois mais grave que uma campanha que nos trata como imbecis seria se o Pingo Doce tivesse que encerrar.
Directores de marketing e agências vão e vêm (normalmente num ciclo de 2/3 anos), agora o Pingo Doce espero que recupere desta quebra na reputação.
E por favor não venham com mais um cliché de "desde que falem de mim". Desde Net Promoter Score a brand equity, são vários os indicadores que associam uma reputação positiva a desempenho financeiro, pelo que quando alguém diz tão mal nunca pode ser visto de forma ligeira.
Caríssimo Armando, Obrigado pelo esclarecimento! Eu não sou de todo defensor desse cliché, antes pelo contrário. Considero que a minima notícia negativa deve ser tida em conta pelo gestor de comunicação. Ao que me referi foi ao número de notícias que este anúncio já gerou. Estou a falar de uma variável quantitativa, portanto. Analisando qualitativamente essas notícias poderemos chegar à conclusão que chega (quebra de reputação) ou não, mas ainda não o fiz... No entanto, se me permite, assim à primeira vista, não me parece nada que o Pingo Doce tenha tido uma quebra de Reputação e no fim disto tudo acredito que a Reputação do Pingo Doce se irá manter como até ao anúncio. Aquilo que se discute é publicidade e a Reputação não se constrói através da publicidade mas sim através de uma boa estratégia de Comunicação, de Public Relations . Mantenho a minha desconfiança , isto pode estar a ser gerido pelo próprio Pingo Doce. Se não por que raio ainda ninguém do departamento de comunicação não tentou atenuar o que diz ser a quebra de Reputação.
Armando, compreendo, aceito e respeito o teu ponto de vista, contudo insisto na opinião que formulei sobre o assunto. Se analisares a questão bem a fundo, não foi este anúncio que mudou o tom de comunicação do Pingo Doce. O tom de comunicação do PD já mudou há muito mais tempo. Recordo-me das receitas, por exemplo, as promoções eram marcadas por um ambiente quase gourmet, que não tem nada a ver com tudo o que se fez depois disso, baseado no preço mais baixo como principal cartão de visita da marca. Se me perguntares, se concordo com esta mudança, a minha resposta é negativa, acho que o PD só tem feito asneiras na sua estratégia de comunicação, no entanto, considero que não foi este o momento que marcou esta mudança e por isso penso que na base da criação do movimento está alguma dor das agências que operam em PT.
Acho que concordamos todos que o Pingo Doce / Duda deveriam ter sustentado melhor a sua comunicação, sem alienar de forma tão sectária o património positivo construído antes.
Vai continuar a existir má publicidade, normalmente comentada de forma mais visceral pelos peixeiros-publicitários. O que torna este caso merecedor de atenção é precisamente ter despoletado reacções tão negativas de pessoas que não publicitárias.
Volto a reiterar a minha vontade que tudo corra pelo melhor para o Pingo Doce, e encarar este episódio não passe de uma nota de rodapé daqui a uns tempos, quando os novos anúncios sairem :)
Que o Mensalão tenha ao menos um ponto positivo! Abanar o mundo "redondo" da publicidade nacional... Chega de verdades únicas. Eu não gosto especialmente, mas admito que é criativo e não está alinhado, não é mais do mesmo.