Domingo, 4 de Janeiro de 2009

de mim consumidor, para ti consumidor

  

 

Talvez por sentirmos  que os media tradicionais se vão cada vez mais transformando em intermediários manipuláveis entre as marcas e os consumidores, uma nova geração de media, vai alterando por completo a lógica da comunicação empresarial.

Esta nova geração de media, vulgarmente denominada “social media” e que se expressa através de blogs, fóruns de opinião, redes sociais, etc, tem como característica comum o facto dos emissores e os receptores serem os próprios consumidores.
Os social media vão arrasando completamente com os conceitos da comunicação linear orientada a target groups, que suportaram as melhores estratégias de comunicação desenvolvidas nas últimas décadas, para recriarem o processo, colocarem o consumidor no centro, acrescentado ao conceito tradicional de comunicação, a interacção.
 
Os que ainda questionam a eficácia dos social media como veículos de influência em rede, respondam a esta pergunta: acreditam mais numa revista de viagens a dizer que o hotel X é espectacular ou num blog de um qualquer indivíduo a dizer que passou férias nesse mesmo hotel e que afirmou que a limpeza deixava muito a desejar?
Eu adoro viajar, tenho acesso privilegiado a todas as publicações sobre viagens e destinos, mas antes de decidir sobre um destino ou hotel, dou por mim a consultar tudo o que é fóruns, blogs e chats.
 
Como planear estratégias de comunicação perante este novo paradigma, é sem dúvida um dos grandes desafios que se coloca aos estrategas da comunicação empresarial, e que me proponho a discutir aqui.
Como inspiração deixo aqui os fundamentos da rede social criada por Barack Obama, que rompe com um ciclo, onde as campanhas presidenciais eram financiadas exclusivamente pelos grandes industriais e empresários, para uma nova abordagem, sustentada na relação directa com cada um dos seus eleitores, que ao mesmo tempo financiaram a sua campanha.
publicado por uriel oliveira às 17:18
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4 comentários:
De António Valle a 7 de Janeiro de 2009
Concordo em absoluto com o que dizes. Todas as "etapas" que apresentas são passos fundamentais para criar um envolvimento comunicacional eficaz.
Mas deixo-te uma questão, que também coloquei a mim próprio: Estas "etapas" não serão o que o estratega de comunicação "tradicional" também deve ter em conta?
Explico melhor: Também na comunicação "tradicional" vence o que melhor consiga comunicar "pessoalmente" com cada individuo. O que penso é que, também, na comunicação "tradicional" estas etapas começam a fazer cada fez mais sentido. É o que poderíamos chamar de glocalização " da comunicação. Comunicar de forma global, em massa, mas, ao mesmo tempo, individualmente, de forma local, identificando os consumidores / emissores; saber o que dizem / pensam; qualificar o que dizem; qualificar a relevância da sua network; seleccionar alvos e interagir.
Não sei se me consegui fazer entender. Mas tal como dizes este é um aspaço de debate e troca de ideias.

Se não percebeste alguma coisa, pergunta :) :)

Abraço,
António Valle
De uriel oliveira a 12 de Janeiro de 2009
a grande diferença é a quantidade de pessoas com quem falar e gerir motivações. :)

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