Quinta-feira, 23 de Abril de 2009

Sócrates 2009, sem esperança

 

Estive a espreitar o portal Sócrates 2009. Ao nível da comunicação, ferramentas de social networking, imagem e conteúdos, o portal parece-me estar muito bem conseguido e funcional, utilizando das mais avançadas tecnologias na sua concepção. Não tenho nada contra o facto de na sua estrutura ser uma cópia do Organizing for America de Barack Obama, afinal os bons exemplos são para ser copiados, no entanto, se a ideia foi fazer qualquer coisa parecida com o que actual Presidente dos Estados Unidos fez, não tenho dúvida que está destinado ao fracasso.

 

Apesar de, quer ao nível de ferramentas de comunicação, quer ao nível tecnológico, as soluções serem idênticas, elas distanciam-se infinitamente no essencial, ou seja, o protagonista e os valores que ele nos transmite. Não vou enumerar as diferenças entre o presidente americano e o nosso primeiro-ministro, porque não quero transformar este blogue num espaço triste e sombrio, mas limito-me a dizer que como marcas, o principal valor que os distancia resume-se numa palavra: ESPERANÇA.
 
Quando David Plouffe disse numa conferência na Católica em Lisboa, (aqui o post que fiz na altura sobre esse acontecimento) que a estratégia de comunicação utilizada por Obama, assentava essencialmente na capacidade de mobilização de milhões de voluntários espalhados por toda a América, que trabalhavam cerca de 20 horas semanais, sem qualquer pagamento, para suportar e promover a candidatura presidencial, questionei-me a mim próprio: O que motivou esta gente?!  E encontrei a resposta no final do portal de Obama, onde diz “Powered by HOPE”.
publicado por uriel oliveira às 10:47
link do post | comentar | favorito
| | partilhar
4 comentários:
De joão a 23 de Abril de 2009 às 14:52
Aconselho uma visita a www.cdu.pt

No entanto e sobre a sua crítica, não queria deixar de comentar que enferma de um erro de príncipio.
Toma como certo que os objectivos de comunicação e conceito sejam os mesmo de barack obama, quando não são, nem poderiam ser - como é óbvio.
Em primeiro lugar porque Sócrates está no governo, e Barack não estava.

Para quando uma comparação com os outros sites de políticos portugueses?
De uriel oliveira a 23 de Abril de 2009 às 16:18
Olá João,
Obrigado pelo comentário!
Conforme refiro inicialmente, esta minha reflexão parte do princípio, que na base deste site, existe a tentativa de fazer qualquer coisa semelhante ao que Obama fez na América, particularmente ao nível de mobilização social, ao que concluo que falta esperança ao projecto do nosso primeiro ministro para o conseguir.
Se na base do site Sócrates 2009 não existe a ambição de construir uma rede social de micro mentores, com acesso a informação de forma prioritária e organizada, promotores das suas ideias junto dos seus grupos de influência e dinamizadores da sua candidatura, então concordo que a minha reflexão não se aplica a este site.
Agradeço também a dica para a comparação das ferramentas de comunicação dos políticos na web, quem sabe poderá estar na base de um dos próximos posts.
De António Valle a 24 de Abril de 2009 às 09:38
Declaração de principio: Sou um dos "subscritores" do Sócrates 2009.

Este é claramente o site de candidatura de José Sócrates às legislativas de 2009.
Partindo deste principio, que na minha opinião devia ser claramente assumido, julgo que o site peca por comunicar acções governativas. Facto que, na minha opinião, não beneficia em nada o candidato a Primeiro Ministro.....
Este deveria ser um veiculo de comunicação do candidato, não do actual Primeiro Ministro.
Considero que este é um veiculo fantástico de transmissão de valores de proximidade, disponibilidade (como o facto de Sócrates responder a questões colocadas por "nós").
Mas também Sócrates, tal como Obama , tem que criar um movimento de mudança, de confiança, de envolvimento.
Sócrates, e quem o aconselha em termos comunicativos, não se deve esquecer que foram 4 anos desgastantes...

P.S. Este pode ser o melhor site politico, quando comparado com o dos outros partidos/candidatos, mas não deve ser esse o objectivo final. "O meu não está perfeito mas é melhor que o dos outros" parece-me uma filosofia um bocadinho limitada...

Abraço,
António Valle
De Manuel Araújo a 23 de Maio de 2009 às 13:47
Sabem que mais caros amigos...é só rir! O Obama ganhou por duas razões:

1º devido a uma campanha de marketing monstruosa que sugeria, a todos os níveis, que tipo de mudança era necessária; chegando ao cúmulo de envolver o "star system hollywoodesco" no processo, assim como outros estratagemas que tocavam e ainda tocam em pontos nevrálgicos das diferentes etnias que lá habitam.

2º depois de prepararem o povo para a "mudança" criaram uma personagem que materializava tudo aquilo que lhes fora incutido!

Resultado final...Vitória e margem de manobra para erros num futuro próxima. Se reparem no discurso do Obama comparado com o Bush pouco ou nada mudou. A diferença está na inteligência, no carisma e na maneira consistente e estudada como o novo presidente se apresenta. Para verificar o que afirmo, basta assistir aos programas de comédia americanos que mostram excertos de discursos de ambos os presidentes. É simplesmente hilariante ver que até as mesmas palavras usam e tudo isto passa por baixo do radar...tudo em nome da "Hope"...seja lá ela quem for :P

Em relação a Portugal...nem me quero pronunciar...este povo é estúpido e permissivo. Tivemos dois políticos que abandonaram Portugal. Um do PSD e outro do PS e mesmo assim continua o jogo das cadeiras como se nada tivesse acontecido. Chegamos ao cúmulo de quase não atingirmos os 50% de população votante Todos os anos a maioria que ganha é aquela que, ao ficar em casa, afirma categóricamente que o sistema faliu. Enfim...continuamos a ser governados por aqueles que foram escolhidos pela maioria da minoria. Ah é verdade, era suposto comentar o site do Sr. José. O site está giro!

Comentar post

.uriel oliveira


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

.posts recentes

. ainda o Euro 2012

. Contradição olímpica

. Madonna - Só se for em sa...

. Briosa: Uma marca com gra...

. O Pingo Doce está outra v...

. Um mundo melhor

. O campo na Avenida

. A crise portuguesa nos me...

. Afinal o golf continua a ...

. O poder da sugestão

. Champanhe Mumm com sabor ...

. Comunicar em roupa interi...

. Alerta de crise na Ensite...

. Os ratos da política

. O dia em que um sorriso p...

. O caçador _____ o urso

. O meu iPad

. Alegria

. A máquina dos U2

. Mais leitores por menos d...

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

.feeds