Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2008

Em tempo de crise

A crise está na ordem do dia! Ninguém consegue dar um passo sem tropeçar na palavra crise!   A palavra crise foi a palavra mais referida no ano e os seus efeitos parecem contagiar tudo e todos.

Em tempo de crise é devastador o efeito deste sentimento, quando influencia decisões estratégicas e importantes nas empresas. Preocupam-me as empresas que preparam os seus budgets com fortes cortes orçamentais em áreas estratégias como a publicidade, o patrocínio e a comunicação. Parece-me inacreditável que depois dos anos em que assistimos a importantes progressos nesta área, fundamentalmente ao nível das mentalidades e na forma como se olha para este budget, se caia novamente na tentação em cortar aqui, como se se tratassem de verbas de segunda importância.
Enquanto a comunicação não for considerada pelos decisores como uma componente fundamental  do processo de venda, e que menos comunicação significa menos vendas, é difícil sair da crise.
tags:
publicado por uriel oliveira às 11:30
link do post | comentar | favorito
| | partilhar
2 comentários:
De António Valle a 30 de Dezembro de 2008 às 16:05
É realmente incrível que os avanços que se fizeram, sobretudo, de mentalidade comunicacional nos últimos anos caiam por terra ao primeiro grande obstáculo.
Aquilo que tenho verificado é que os "decisores orçamentais" querem o retorno imediato sem grande sustentabilidade. Esse é grande obstáculo que enfrentam.
Aqueles que planeiam e têm uma estratégia de sustentabilidade não devem recear, antes pelo contrário.
A visão deve ser de médio/longo prazo, e quem tiver essa visão seguramente não se arrependerá dos investimentos em COMUNICAÇÃO.

Grande abraço e parabéns por este espaço de partilha.
António Valle
De propagandaearte a 4 de Março de 2009 às 21:45
Sábias palavras, meu amigo. Sábias palavras. Sabe um grande problema que vejo? Não é a crise, mas o pensamento obtuso de alguns "decisores". Decisores competentes não se assustam com crises. Informam-se, reunem-se, definem metas estratégicas e agem. Verdadeira e puramente agem. Bons decisores tomam as decisões certas nas horas certas.
O António Valle cita algumas palavras fundamentais e perfeitamente aplicáveis aos maus decisores (que me permito repetir por seu alto valor), tais como: retorno imediato, recear, a visão deve ser de médio e longo prazo, não se arrependerá e por fim, investimentos.
A estupidez (desculpe pelo uso dessa palavra forte, mas, para mim, é a que melhor se encaixa aqui) desse tipo de pseudo-administradores está diretamente ligada à ganância dos próprios.
O verdadeiro empresário, decisor, ou quem decida pela verba de comunicação sabe que publicidade não é mágica, mas sim, estudo, constância, competência, profissionalismo, criatividade, estratégia, genialidade, não necessariamente nessa ordem, mas é isso, enfim.
Empresários que estão acostumados a INVESTIR e não a GASTAR com publicidade sabem que a visão deve ser a que você mesmo diz: de médio/longo prazo. O resto são garotos brincando de ser donos de empresa ou de “decisores”. E tenho dito! Lol.
Grande abraço do Marco.

Comentar post

.uriel oliveira


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

.posts recentes

. ainda o Euro 2012

. Contradição olímpica

. Madonna - Só se for em sa...

. Briosa: Uma marca com gra...

. O Pingo Doce está outra v...

. Um mundo melhor

. O campo na Avenida

. A crise portuguesa nos me...

. Afinal o golf continua a ...

. O poder da sugestão

. Champanhe Mumm com sabor ...

. Comunicar em roupa interi...

. Alerta de crise na Ensite...

. Os ratos da política

. O dia em que um sorriso p...

. O caçador _____ o urso

. O meu iPad

. Alegria

. A máquina dos U2

. Mais leitores por menos d...

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

.feeds