Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

Ajudar o Haiti

 

A responsabilidade social, a sustentabilidade e a solidariedade são valores que se manifestam no mesmo eixo da reputação empresarial e que são hoje fundamentais para todas as empresas e organizações. A sociedade espera que as empresas tenham “alma”, que tenham padrões de conduta social, interajam com os acontecimentos e assim criem uma identidade corporativa que sustenta toda a sua existência.

 

Encontrar na actualidade um plano de actuação, pode parecer um planeamento arriscado, na medida em não permite grande antecipação aos factos, mas é sem dúvida extremamente eficaz.

 

Intervir na reconstrução do Haiti, é uma oportunidade de comunicação excepcional para qualquer empresa que dependa de uma boa reputação. Enquanto o Haiti for abertura de noticiários em todo o mundo, a ajuda a este país fará parte das preocupações de todos, e isto é excelente para o Haiti e excelente para quem ajuda. Uma boa conciliação de interesses, que independentemente de existirem ou não segundas intenções, traz bons resultados para ambos os lados.

tags:
publicado por uriel oliveira às 08:54
link | comentar | favorito
partilhar
1 comentário:
De Ricardo Alves Gomes a 27 de Janeiro de 2010
Amigos e Concidadãos:

Foi lançada uma petição online, oriunda dos Açores, apelando ao Estado Português para que se empenhe junto das Organizações Internacionais, no sentido de Portugal integrar os países disponíveis para prestar acolhimento a desalojados do Haiti, cuja evacuação em larga escala acontecerá em breve.

Em vários pontos do nosso País, particularmente nas comunidades mais pequenas, em especial em certas Ilhas dos Açores, as populações querem ajudar, mas ou não encontram forma de encaminhar a sua ajuda material, ou não dispõem de recursos financeiros bastantes para depositar nas contas/donativos que estão abertas.

Porém, esses portugueses de Boa Vontade, estão dispostos a oferecer os seu melhor, individual e colectivamente para, à escala dos meios, acolherem desalojados do Haiti, proporcionando-lhes condições de vida condignas e apoio humano, de modo a que os sinistrados possam encontrar o amparo que lhes falta, o conforto que merecem, e fundada esperança num dia melhor.

Bem sabem os signatários que o Estado Português, instituições várias, de solidariedade social e outras, tudo estão a fazer para tentar minorar a dor do Haiti. Nesta fase, as ajudas possíveis estão em curso. Todavia, se nesta fase todas as ajudas importam, se todos os contributos ajudam, por conseguinte, na fase que se segue, não há-de ser diferente.

A missão humanitária em torno do Haiti não poderá ser dada por encerrada quando os sobreviventes estiverem resgatados, os mortos enterrados, os doentes assistidos e os desalojados abrigados em espaços provisórios...

O que acontecerá depois, perguntamos... quando a TV já não abrir telejornais com as imagens mais horripilantes, quando a "consciência globais" já não estiverem tão sensíveis, e quando as grandes potências tiverem decidido sobre os destinos daquele Povo?

Quando começar o primeiro balanço, em fase de rescaldo e, afinal, quando chegarmos à conclusão que podíamos ter tido outra atitude, evitando, pelo menos, que uma parte daquelas vítimas/sobreviventes não ficasse à inteira mercê do acaso e dos apetites mais vorazes, geradores de novas fatalidades, mais tragédias sobre a tragédia???...

Portugal pode antever já esse horizonte, que é curto, ou não tivéssemos dados factuais na nossa história recente para tal noção estar bem viva; a descolonização, o abandono de Timor-Leste ou, mais recentemente, a complexa questão posta à União Europeia relativamente à imigração clandestina...

A tudo isso, acresce, nos Açores, outra dimensão. A experiência da sujeição às catástrofes naturais e as consequências humanas dos desastres; a emigração para os EUA e Canadá, após a erupção do Vulcão dos Capelinhos (1957), as ajudas recebidas após o sismo de 01 de Janeiro de 1980 ou, mais recentemente, as consequências do repatriamento de segundas gerações, muitas vezes sem critério social e humano adequado.

Se estas razões não nos não bastassem, dir-se-ia ainda que, à medida de cada comunidade, e na devida proporção, existem hoje nos Açores meios logísticos e humanos para acolher grupos de desalojados nas Ilhas, sem que isso implique qualquer sobrecarga para a coesão social existente.

Mais importante: existem pessoas, vontades e comunidades, aptas a desempenhar, voluntária e graciosamente, o seu contributo humanitário, sendo que tal missão muito gratificante seria para quem acolhe, elevando também a matriz humanista de Portugal, por via do gesto. Uma pequena ajuda para uns poucos. Quem nada têm e tudo precisam...
Essa será, também, porventura, uma das nossas melhores formas de ajudar.

Pedimos, portanto, a todos aqueles que considerarem esta iniciativa boa que a façam sua, assinando a petição. E que a divulguem! Para que consigamos propagar um "surto benigno", com epicentro no Portugal mais recôndito.

Cumprimentos cordiais,

P´los signatários,
Ricardo Alves Gomes

LINK PARA PETIÇÃO ONLINE: Ajuda de Portugal ao Haiti: Acolher desalojados na nossa terra

http://www.ipetitions.com/petition/acolherhaiti

Comentar post

.uriel oliveira


. ver perfil

. seguir perfil

. 10 seguidores

.pesquisar

.posts recentes

. ainda o Euro 2012

. Contradição olímpica

. Madonna - Só se for em sa...

. Briosa: Uma marca com gra...

. O Pingo Doce está outra v...

. Um mundo melhor

. O campo na Avenida

. A crise portuguesa nos me...

. Afinal o golf continua a ...

. O poder da sugestão

. Champanhe Mumm com sabor ...

. Comunicar em roupa interi...

. Alerta de crise na Ensite...

. Os ratos da política

. O dia em que um sorriso p...

. O caçador _____ o urso

. O meu iPad

. Alegria

. A máquina dos U2

. Mais leitores por menos d...

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

.feeds