Terça-feira, 12 de Janeiro de 2010

Um plano para comunicar Portugal

 
Portugal precisa urgentemente de um plano global de comunicação. De todas as notícias veiculadas nos media do mundo com referência a Portugal, a esmagadora maioria está relacionada com futebol. Isto significa que não existe qualquer proactividade para provocar notícias nos meios de comunicação social estrangeiros, de forma a sustentar a reputação do nosso país fora de portas.
Na minha opinião, a estratégia correcta para inverter esta realidade e para “vender” Portugal no mundo, passa pela contratação de especialistas de comunicação locais que desenvolvam acções de relações públicas capazes de despertar regularmente a veiculação de notícias favoráveis nos media.
A melhor forma de projectar a nossa reputação está na criação de momentos de comunicação capazes de despertar os media para veicularem notícias favoráveis, que consigam estabelecer proximidades e interacções com os públicos alvo.
 A activação de um plano de comunicação nestes moldes, não seria assim tão complexo e muito menos muito dispendioso, sobretudo se compararmos com o custo do espaço publicitário que o Turismo de Portugal compra com alguma regularidade, nestes países.
publicado por uriel oliveira às 17:16
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De tiago carvalho a 14 de Janeiro de 2010
Uriel, não sei não conhecerá já esta - um pouco datada - proposta de reposicionamento da marca Portugal, pela BBDO - http://www.compromissoportugal.pt/docs/ficheiros/Europes_West_Coast.pdf.

Caso conheça, desculpe-me a inconveniência.

Outro texto sobre o assunto: http://www.meiosepublicidade.pt/2007/12/11/euro-rscg-biss-lancaster-e-a-novidade-da-promocao-de-portugal-no-exterior/

Cumprimentos,

Tiago Carvalho
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