Terça-feira, 13 de Outubro de 2009

Peixeirada entre publicitários

 

 

A última campanha do Pingo Doce está a dar que falar. A campanha, assinada pela agência brasileira Duda Portugal, não é melhor nem pior do que tantas outras campanhas publicitárias, mas esta está a chamar a atenção por ter mobilizado a criação de um grupo no Facebook denominado “Gente que não grama o anúncio do Pingo Doce da Duda”, que conta já com mais de 2.000 pessoas.
 
Para mim, este grupo foi criado por gente que não grama o facto de virem uns brasileiros ganhar contas em Portugal a agências que estão instaladas no nosso mercado . Alguns dos aderentes a este grupo, são mesmo criativos e directores de agências que chegaram a tecer comentários sobre o assunto.
Uma autêntica peixeirada entre profissionais da publicidade.

 

O bom para o Pingo Doce é que estas pessoas das agências de publicidade, não percebem rigorosamente nada de comunicação na web 2.0 e este movimento pode muito bem ter o efeito oposto e transformar uma campanha perfeitamente mediana, numa campanha para recordar, quem sabe até surgirem grupos que se intitulem, nós gostamos da campanha do Pingo Doce.

publicado por uriel oliveira às 21:55
link | favorito
partilhar
De António Valle a 14 de Outubro de 2009
Já respondeste à minha questão! :)
O que é certo é que quem ganha mesmo com isto é o Pingo Doce. Este "circo" á volta do anúncio continua a gerar notícias nos jornais generalistas, nas revistas especializadas, e o Pingo Doce lá vai ocupando espaço editorial.
Entretanto já nasceu o grupo da Gente que gosta do anúncio do Pingo Doce contra-ataca :)
De Armando Alves a 14 de Outubro de 2009
Uriel,

tens todo o direito à tua opinião, num espaço que é teu.

Do mesmo modo que eu, como cliente Pingo Doce tenho direito à indignação pela peça de comunicação que criaram.

Se te serve de comparação, é como eu ser cliente da Apple (que sou) e de repente esta começar a comunicar com stock footage e com um tom paternalista, deixando de usar uma linguagem inteligente. Mas compreendo que se a tua ligação emocional ao Pingo Doce (em especial à comunicação) não é tão forte, o vejas unicamente como uma peixeirada entre publicitários.

Quanto à dúvida do António, o grupo foi criado por um redactor de uma agência interactiva, pelo que presumo que não tenha qualquer móbil contra a agência Duda. Já agora, nem eu: tenho um grande amigo lá, mas isso não faz que seja hipócrita e deixe de expressar a minha indignação. E esperar que os resultados do trimestre não sejam desastrosos, pois mais grave que uma campanha que nos trata como imbecis seria se o Pingo Doce tivesse que encerrar.

Directores de marketing e agências vão e vêm (normalmente num ciclo de 2/3 anos), agora o Pingo Doce espero que recupere desta quebra na reputação.

E por favor não venham com mais um cliché de "desde que falem de mim". Desde Net Promoter Score a brand equity, são vários os indicadores que associam uma reputação positiva a desempenho financeiro, pelo que quando alguém diz tão mal nunca pode ser visto de forma ligeira.





Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

.uriel oliveira


. ver perfil

. seguir perfil

. 10 seguidores

.pesquisar

.posts recentes

. ainda o Euro 2012

. Contradição olímpica

. Madonna - Só se for em sa...

. Briosa: Uma marca com gra...

. O Pingo Doce está outra v...

. Um mundo melhor

. O campo na Avenida

. A crise portuguesa nos me...

. Afinal o golf continua a ...

. O poder da sugestão

. Champanhe Mumm com sabor ...

. Comunicar em roupa interi...

. Alerta de crise na Ensite...

. Os ratos da política

. O dia em que um sorriso p...

. O caçador _____ o urso

. O meu iPad

. Alegria

. A máquina dos U2

. Mais leitores por menos d...

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

.feeds